Visando os desafios e as oportunidades para o financiamento da conservação, o artigo científico Diálogos Sustentáveis Compensação Ambiental: Diretrizes e Recomendações Para Sua Execução é composto por um conjunto de linhas de atuação que pretendem agregar ideias que permitam a identificação de oportunidades para efetivação de um conjunto de fontes para financiamento da conservação ambiental.
A iniciativa propõe a criação de espaços de diálogos para estimular o debate sobre a compensação ambiental, os termos de ajustamento de conduta, a concessão florestal e o uso público em parceria com a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e a Coalizão Pró-UC.
O documento ainda propõe a inclusão do setor empresarial nos debates por meio de entrevistas ou pela criação de um ambiente de reflexão e criação. Desta forma, o artigo mobiliza representações de diferentes setores da sociedade em grupos, dos quais Flávio Ojidos foi um dos colaboradores, para construir estratégias para destravar a compensação ambiental e permitir uma diversidade de olhares em busca de soluções e oportunidades para a compensação ambiental.