Conservação em áreas privadas é destaque no ABC Repórter

Conservação em áreas privadas é destaque no ABC Repórter

O livro “Conservação em Ciclo Contínuo – Como Gerar Recursos com a Natureza e Garantir a Sustentabilidade Financeira de RPPNs”, de Flávio Ojidos foi destaque no jornal ABC Repórter O Diário. Em entrevista ao jornalista Roberto Mangravit para o programa Sustenta Habilidade, o consultor ambiental explica os assuntos abordados no livro, o que é uma RPPN e como elas funcionam.

Flávio explica que uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação ao qual o proprietário de uma área privada, em caráter voluntário, se compromete em conservar a natureza de forma perpétua. Para que este proprietário classifique suas terras como RPPN, basta que ele entre com um pedido de procedimento junto ao órgão ambiental, que verifica se área possuí atributos que justifiquem a criação e reconhecimento da área como uma unidade de conservação. Vale ressaltar que a classificação da área é perpétua, e que logo após a denominação como RPPN ela passa a ter o mesmo suporte jurídico de um parque nacional, por exemplo. A propriedade e a gestão, porém, continuam sendo privadas.

Ojidos conta que foi justamente a classificação em caráter de perpetuidade que o motivou a refletir sobre a garantia da conservação a longo prazoAinda segundo Ojidos, este movimento de conservação da natureza já existe no mundo inteiro, mas o Brasil se destaca por ter uma categoria de área privada que faz parte do sistema oficial de áreas protegidas.

O consultor ainda explica que a pesquisa que resultou em seu livro iniciou-se em 2004, a partir do contato com proprietários de terras privadas de diversas regiões do país, que o instigou a desenvolver um mecanismo financeiro que não dependesse somente do amor dos proprietários de terras privadas para conservação da Mata Atlântica.

O mecanismo proposto é apresentado no livro “Conservação em Ciclo Contínuo”, no qual Flávio demonstra uma matriz de 22 possibilidades para geração de renda em RPPNs e propõe um sistema de gestão dos recursos naturais e financeiros para implantar o processo chamado de Conservação em Ciclo Contínuo.

 

Confira a entrevista completa. 

Fechar Menu