Em um bate-papo com Paulina Chamorro para o programa Vozes do Planeta, da Rádio Vozes, o advogado Flávio Ojidos dialogou sobre suas experiências com as reservas particulares e contou sobre o lançamento do seu livro Conservação em Ciclo Contínuo Como Gerar Recursos com a Natureza e Garantir a Sustentabilidade Financeira das RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural).
Flávio, que é especialista em Direito Ambiental, participou do podcast sobre meio ambiente e sustentabilidade da Rádio Vozes, no qual contou como surgiu seu interesse pela conservação de áreas privadas em uma aula há 15 anos, no último ano do curso em Direito Ambiental.
Além disso, Flávio revelou que sofreu forte influência pela conservação com o seu trabalho voluntário no SOS Mata Atlântica ainda recém-formado.
“A advogada da SOS me ligou e disse: Flávio nós estamos com uma situação de urgência numa RPPN, e nós precisamos de um apoio no local. Então eu fui pra São Sebastião ajudar. E foi assim que eu comecei, embargando uma obra que estava desmatando uma área dentro de uma RPPN pra fazer uma obra de captação de água.”
Na entrevista, Ojidos ainda contou como que as RPPNs surgiram no país e sua influência para a conservação da Mata Atlântica, além de algumas de suas experiências com esse tipo de unidade de conservação e a ideia que originou o livro Conservação em Ciclo Contínuo.
A Rádio Vozes completou em 2018 dois anos, e é a primeira rádio brasileira unicamente digital com a possibilidade de oferecer conteúdo ao vivo e também por demanda em formato de podcasts. Sem intervalo comercial, ela já conta com 5 milhões de acessos.