Flávio Ojidos, representando a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – CNRPPN, e a Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo – FREPESP visitou o Ministério de Meio Ambiente do Chile e compartilhou um pouco das experiências brasileiras com membros da rede de conservação voluntária chilena.
Falou sobre o Programa de Desenvolvimento de Turismo Sustentável em RPPNs do Brasil – ProEcotur-RPPN; o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais das RPPNs paulistas e, também, sobre a parceria da FREPESP com a Polícia Ambiental, Coordenadoria de Fiscalização Ambiental – CFA/SMA-SP e Fundação Florestal/ SMA-SP.
Ainda, participou da apresentação da Así Conserva Chile, com o seu presidente Mauricio Marinho e o diretor Theo; da apresentação da Rede de Santuários da Região Metropolitana de Santiago, pela Sra. Sara, famosa ativista ambiental e proprietária de uma reserva natural.
“”Enriquecedora a troca de experiências entre o Brasil e os amigos chilenos – que já estiveram no país visitando nossas RPPNs. E, nesta oportunidade, foi possível conhecer mais de perto como funciona a conservação voluntária em terras privadas no Chile – a Rede de Santuários da Região Metropolitana de Santiago e da Así Conserva Chile, uma rede que agrupa diversas iniciativas de conservação em terras privadas em todo o país. E, também, falar um pouco sobre o sistema de conservação da natureza no Brasil. Esse intercâmbio gera conhecimentos importantes para a conservação da biodiversidade, principalmente para a América do Sul, afirma Ojidos””
“”Momento especial foi conhecer a Reserva Natural Altos de Cantillana e as pessoas que trabalham ali. Oportunidade de, mais uma vez, compartilhar nossas experiências e aprender com os amigos chilenos. Meu agradecimento à Fernanda Romero, Ximena Romero e toda sua família que fizeram nos sentir em casa nos dias que passamos no Aculeo. Muito obrigado!!!”” Flávio Ojidos